Marina Person, VJ da MTV, durante palestra na noite desta quinta-feira nas FRB (Foto: Aline Cusato)
Por Bárbara Cristiano e Verônica de Souza
Para fechar com chave de ouro a maratona de palestras do período noturno da 10ª Semana da Comunicação, as Faculdades Integradas Rio Branco receberam, nesta quinta-feira, 13 de maio, Marina Person, cineasta e VJ (Video Jockey) do canal de televisão MTV.
Marina ingressou na MTV em 1993, na equipe de produção. “Eu fui para a TV, pois quando me formei em Cinema, na época do Collor, o cinema brasileiro passava por um momento difícil”. Ela contou que Zeca Camargo, hoje apresentador do Fantástico, da Globo, era o chefe de jornalismo na época: "Fiz o teste, estava com medo, pois não sabia nada de TV. Conversamos e ele me disse: ‘Depois do Carnaval você começa’. Fui para ficar alguns meses e estou até hoje”.
Após dois anos, Marina assumiu o lugar de Chris Couto na apresentação do programa Cine MTV. Posteriormente, passou a apresentar programas musicais. Com isso, teve a oportunidade de unir duas paixões: cinema e música.
Questionada sobre o motivo de ser a única a ter se mantido na emissora após tanto tempo, a cineasta explicou: “Gosto do que faço e tenho a oportunidade de conciliar as duas profissões”. Já sobre o fato de ter acompanhando as diversas reestruturações da grade de programação, afirmou: “Quando entrei na MTV tudo era muito diferente de hoje, não havia internet e as linguagens eram outras. Como a espinha dorsal da emissora é a linguagem próxima do público, ela [emissora] tem que se adaptar às diferentes épocas”.
Um projeto muito pessoal
Outro assunto abordado na palestra foi o documentário Sobre Person (2003), dirigido por Marina, que retrata a vida e a obra de seu pai, o cineasta Luíz Sérgio Person. A obra, que demorou oitos anos para ser concluída, deu à VJ coragem para falar sobre algo que a incomodava: a morte do pai. ”Descobri mais sobre ele. Foram mais de vinte anos de análise em um filme”. Nesse trabalho, Marina teve um contato mais próximo com as produções realizadas por Person e percebeu a dimensão da importância de seu pai como artista, que realizou muito no pouco tempo que teve de vida - ele morreu pouco antes de completar 40 anos, num acidente automobilístico, em 1976.
O filme, que foi exibido no auditório das FRB, contém depoimentos de muitos que fizeram parte da vida pessoal e profissional de Person. Nomes como Walmor Chagas, Eva Wilma, Paulo Goulart, Millôr Ferandes e Jô Soares participam da película, falando sobre o cineasta. Regina Jehá e Domingas Person, mãe e irmã mais nova de Marina, respectivamente, também participam do documentário, além da própria cineasta, que fala das lembranças que têm guardadas do pai, apesar da pouca idade que tinha quando ele faleceu.
Marina também escreveu e dirigiu o curta Almoço Executivo, em parceria com Jorge Espírito-Santo, pelo qual receberam o prêmio de melhor direção no Festival de Gramado de 1997. Atualmente, ela apresenta o programa Top Top, com Léo Madeira, e o Viva! MTV, com Titi Müller, além de fazer, todos os anos, a cobertura da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).
Ao final da palestra, a cineasta e VJ deu uma “dica” aos alunos: “Tudo se aprende fazendo”. Além disso, foi enfática ao ensinar: “O que faz um bom filme é uma boa história!”
4 comentários:
Acredito não ter problema a autora ser a primeira a comentar sua materia ,mas já que ninguém o faz vamos lá.
Ficou boa, mas é claro que sempre há um ponto a melhorar...
Ve, até que a nossa dupla mandou bem hein rsrsrsrs...
Parabéns a equipe de edição, porém o que seriamos sem vcs ...
Bárbara e Veronica,
Gostei do poder de síntese do texto e achei bem legal "fechar com chave de ouro". A gente tenta fazer o melhor na organização da Semana, mas este ano,vocês do blog, deram um brilho especial a este nossa 10ª Semana. Parabéns a todos !
Bjs
Prof.Suli.
O sucesso do blog é resultado de um ótimo trabalho em equipe. Agradecemos a colaboração de todos!
Flávia Cristina
Feedback Blog
5ª Etapa - RP
Prof.ª Suli obrigada!
Todos trabalharam bastante para fazer o melhor e ficamos honrados pelo reconhecimento por parte da coordenação e de todo o corpo docente que tem nos prestigiado com seus comentários no blog. Assim gostaria de parabeniza-la, pois sabemos como é difícil organizar todo este evento, e mais um ano a Sra conseguiu com êxito, e também a prof.ª Renata Carraro que nos proporcionou essa experiência incrível e ficamos felizes em poder realizá-la.
Acredito que todos estão de parabéns e que o ano que vem seja ainda melhor.
Barbara
Postar um comentário