quinta-feira, 13 de maio de 2010

OPINIÃO

Profissional de Comunicação versus Novas Mídias

Por Fernanda Fraccaroli, aluna da 5ª etapa de Relações Públicas

“Tecnologia não é bem final e sim, meio”, afirma Roberto Schmidt, diretor de marketing da Rede Globo, em sua palestra proferida para os alunos de Comunicação Social, na 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco.

Internet, intranet, blogs, chat e outros, fazem parte do universo virtual cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, não importando idade, classe ou grau de instrução. As novas mídias invadem e se acomodam, fazendo que a sociedade sinta-se dependente dela, mesmo quando se fala em excluídos digitais. Mesmo estes, devido às ações de incentivo - por parte de governo, empresas privadas e 3º Setor -, aos poucos irão deixar as estatísticas.

Conforme Carolina Frazon Terra afirma no livro Blogs corporativos: modismo ou tendência (Difusão Editora, 2008), “o fato é que essas mídias estão, cada dia mais, fazendo parte de nossas vidas como forma de expressão e informação”. Isso reforça a idéia de que as novas mídias estão sendo absorvidas e sentidas como um apoio de comunicação, como interface entre emissores e receptores de informação, e na velocidade em que vem se fazendo perceber, auxiliam na identificação de modismos, formas, pensamentos e, até mesmo, sentimentos dos vários públicos. Em virtude disso, faz-se indispensável pesquisar de que forma essa nova mídia pode cooperar com o processo de comunicação.

Para o profissional de comunicação cabe, frente às novas mídias, saber articular-se de maneira multifacetada tanto na aquisição quanto na demonstração e transmissão da informação, sabendo de forma ética tramitar pela cibercultura. O aprimoramento deve ser constante e obviamente associado a boas ideias, item imprescindível para qualquer atividade.

7 comentários:

Barbara Acácia disse...

Parabens
Fernanda adorei o artigo...

Patrícia da Silva disse...

Os dois artigos postados, são ótimos. Parabéns Fernanda, representando a sala de RP e parabéns Li.

Jeh disse...

Esse povo de comunicação está muito chique...
Parabens a todos...
Nada como um trabalho de equipe bem feito!
Jessica A.
Jornalismo

Unknown disse...

Fefa muito bom o seu artigo...
Como sempre com muita classe e elegância!

Bjus a todos!

Naira Samezima
Relações Públicas

Mayara disse...

Boa noite colegas,

Primeiramente quero agradecer a todos que estão comentando.
E apesar de voces não terem nenhuma dúvida em relação ao conteudo do artigo que foi muito bem elaborado, quero deixar minha opnião também. Acredito que as novas mídias tem o principal motivo de facilitar a comunicação se usada de forma cosciente e ética.Nós profissionais de comunicação temos que saber usar toda esta demanda a nosso favor.


Mayara Andrade
Equipe feedbeck blog
5ºetapa de Relações Públicas

Jade disse...

Caras Barbara, Patrícia, Jeh e Naira,

Agradecemos os comentários e ficamos satisfeitos com o reconhecimento do nosso trabalho.

Continuem participando e acompanhando nosso blog e twitter: http://twitter.com/quintacomunica com informações durante toda a semana de comunicação.


Jade Rainha
Equipe Feedback Blog
5ª Etapa Relações Públicas

Thierry Aires (GRiLo) disse...

Todos os dias somos sobrecarregados de informação vindo de todos os lados, temos que saber filtrar todas. E ao mesmo tempo desvendar novos caminhos dentro das novas mídias.

Thierry Aires (GRiLo)
Publicidade e Propaganda
5º Etapa

Postar um comentário