sexta-feira, 14 de maio de 2010

Show de talentos encerra a Semana da Comunicação com chave de ouro

Casal apresenta número de dança durante Show de talentos nas FRB (Imagem: Fernanda Martinelli)

Por Larissa Peruccini e Stephanie Stevanato

Para prestigiar os dons artísticos de seus alunos, a 10ª Semana da Comunicação das FRB abriu espaço para o 1º Show de Talentos, evento que encerrou a Semana. As apresentações aconteceram na praça de alimentação e contou com a presença de centenas de espectadores, dentre eles estudantes, coordenadores, professores e funcionários.

A noite começou com uma abertura inesperada e criativa. Um vídeo ilustrou a escolha da coordenadora do curso de Comunicação Social, Suli Moura, dos apresentadores da noite. Os eleitos foram Conrado Vidal, aluno da 7ª etapa de jornalismo e técnico do estúdio de TV e Jenniffer Bertarelli, aluna da 5ª etapa de Rádio e Televisão e estagiária do mesmo setor. Animados e espontâneos, a dupla comandou o espetáculo que contou com diferentes modalidades, como dança, música e declamação de poemas.

Na categoria dança, estilos como jazz, samba de gafieira e bolero agitaram a noite. Já nas apresentações musicais os alunos mostraram desenvoltura em instrumentos como flauta, gaita e violão, além de domínio da voz. Os poetas das FRB enalteceram seus trabalhos ao declamar suas obras.

Os mais aplaudidos da noite

O quarteto formado pelos alunos Hugo Klemar, Eduarda do Padro e Wagner de Oliveira, de Publicidade e Propaganda, e Naira Midore, aluna de Relações Públicas, demonstraram grande domínio no violão e flauta transversal interpretando a música Velha infância, do trio Tribalistas.

Muito aplaudidos, os alunos Alexandre Prodi, de Publicidade e Propaganda, acompanhado das vocais Carolina Vieira e Juliane Vieira e do tecladista Bruno Villas-Boaz, interpretaram o rap gospel Brasil.

A coordenadora do evento, professora Maria Genny Caturegli mostrou-se muito contente com o resultado final “O Show está maravilhoso, está excedendo as expectativas!”, e completou “os alunos participaram com entusiasmo e esforço. A audiência correspondeu à altura”.

“Caminhos Cruzados” leva três prêmios no 2º Festcom

Renata Carraro, diretora de redação do blog Quinta Comunica, sendo entrevistada por Conrado Vidal, apresentador do Show de Talentos (Imagem: Salua Oliveira)

Por Leonardo Fortunatti

Na noite desta sexta-feira, 14 de maio, último dia da 10ª Semana da Comunicação, foi realizada a premiação do 2º Festcom, que contou com apresentações dignas de um programa de auditório, apresentadas por Conrado Vidal e por Jennifer Bertarelli.

O grande vencedor da noite foi o vídeo "Caminhos Cruzados", que mostra duas visões de São Paulo: o contraste da região da Avenida Paulista e o parque Trianon.

O vídeo foi premiado nas categorias ‘’Júri técnico’’, ‘’Voto Popular’’ e ‘’Vídeo mais comentado’’. O júri especializado, representado pela cineasta e VJ da MTV Marina Person, deu seu voto para o vídeo Síria 2009, produzido pela aluna Dania Inayeh, da 3ª etapa de Rádio e TV da manhã.

Qual o critério da escolha dos vídeos?

Com tema livre e duração máxima de 70 segundos, 12 vídeos produzidos pelos alunos de Comunicação Social foram exibidos durante a Semana e concorreram nas seguintes categorias:

- Voto popular: Durante as palestras, o público recebeu cédulas para escolher o melhor vídeo;

- Júri técnico: Professores da Faculdade avaliaram os vídeos nas características técnicas, como roteiro, qualidade de imagem, som e criatividade;

- Comentários no blog: Os vídeos foram postados, um a um, aqui no blog Quinta Comunica no início da semana, e apenas os comentários julgados válidos pela equipe foram contabilizados para chegar ao ganhador do ‘’Vídeo mais comentado’’:

- Júri especializado: A cineasta Marina Person, na quinta-feira, escolheu um vídeo entre os 12, como o melhor.

Os vídeos Caminhos Cruzados, Último Minuto e Todo o seu talento, 1°,2° e 3° lugar, respectivamente, receberam um troféu.

A grande novidade desse ano foi que o grande vencedor recebeu como prêmio um curso da DRC Consulting (escola especializada em computação gráfica e vídeo digital).

São os universitários, recebendo premiação de gente grande!

Veja quantos comentários cada vídeo recebeu no blog (a apuração foi encerrada às 18h desta sexta-feira):

Caminhos cruzados - 27 comentários
O mistério - 4
Por um fio - 4
Síria 2009 - 4
Adversidades - 3
Estatística - 3
A jornada - 0
No trem - 0
São Paulo que você não vê - 0
Todo o seu talento - 0
Último minuto - 0
Vida de estagiário - 0

Blog Quinta Comunica recebe elogios de palestrantes

A cobertura da 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco, realizado pelos alunos da 5ª etapa de Jornalismo e Relações Públicas, foi muito elogiado por diversas pessoas, dentre elas os próprios palestrantes que estiveram presentes no evento.

Veja a mensagem deixada por Silvio Lico, sonoplasta do SBT e palestrante da noite da última quarta-feira, no período da noite:


Abaixo, veja transcrito um e-mail enviado por Paulo Piratininga, diretor da Scritta Serviço de Imprensa e que ministrou uma palestra nas FRB na última quinta-feira, dia 13 de maio, pelo período da manhã:

"Obrigado pela oportunidade. Revendo as imagens, fiquei emocionado. Lendo o texto, entrei no túnel do tempo de novo.

Parabéns pelo belo trabalho!"


Dr. Custódio Pereira, diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco, enaltece o blog da Quinta

Confira abaixo a mensagem deixada pelo Dr. Custódio:

"Prezada(o)s Coordenadora(e)s,

Abaixo o link para acessar o Blog da 10ª. Semana de Comunicacao Social. O uso dos recursos de tecnologia, quase que em tempo real, mostra a agilidade e qualidade dos nossos alunos de jornalismo/Comunicacao Social. Creio que estas ferramentas podem ser objeto de Workshop no nosso próximo encontro com os professores neste segundo semestre.

Vale a pena conhecer o Blog!! http://www.quintacomunica.blogspot.com/

Custodio Pereira

DIRETORIA GERAL - FRB"

Equipe de Feedback do blog Quinta Comunica é elogiada por Dimas Künsch e ex-aluna da faculdade

Veja mensagem deixada pelo Prof. Dr. Dimas Antonio Kunsch, coordenador dos cursos de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, elogiando a atenção dada pela:



Confira também o comentário deixado por Ana Carolina Neto, ex-aluna de jornalismo das Faculdades Integradas Rio Branco e que cobriu a 8ª Semana da Comunicação, em 2008:

Melhores Momentos - Elaine Coimbra

14Móbile Marketing foi o tema da última palestra da 10ª Semana de Comunicação, ministrada pela diretora da Foster Comunicação, Elaine Coimbra.

Veja os melhores momentos.

Mobile Marketing: “No passado, você era o que você possuía. Hoje, você é o que você compartilha”

A palestrante Elaine Coimbra fala sobre mobile marketing (Imagem:Danilo Viana)

Por Caroline Hidecla e Caio Fernandes

Finalizando as palestras da 10º Semana de Comunicação, as FRB receberam a presença de Elaine Coimbra, diretora da Foster Web Solutions, empresa de tecnologia de ponta voltada para a prestação de serviços em e-Consulting, e-Business e marketing via internet. A palestrante, formada em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (Usp), passou aos alunos um pouco de sua experiência, dando destaque ao tema Mobile Marketing.


Elaine começou com um vídeo de apresentação de um de seus clientes, a Nokia, explicando que Mobile Marketing é um termo utilizado para definir ações realizadas através de celulares e dispositivos móveis. “Com a tecnologia o mundo ficou mais móvel, menos geográfico”, disse. Em sua grande maioria, as ações de marketing são realizadas para campanhas de uma determinada marca, através de SMS e MMS. O serviço possibilita que o consumidor interaja com a marca em qualquer lugar, a qualquer momento.


Números relevantes


Em um serviço como esse, os números são sempre importantes para satisfazer o cliente, transmitindo confiança na realização de sua estratégia de marketing. Logo, o Brasil tem bons motivos para as empresas apostarem nesse tipo de estratégia, uma vez que está em quinto lugar em número de aparelhos celulares. "Futuramente, algumas gerações nem vão passar pelo computador, porque o preço do Smartphone será muito baixo”, explicou a palestrante. Atualmente, o país possui 176 milhões de aparelhos em uso, sendo que 93 milhões têm acesso ao Bluetooth e 10 milhões são Smartphones. No entanto, apenas três milhões de usuários têm acesso à tecnologia 3G.


Elaine também citou alguns dos problemas que o serviço encontra para ser viabilizado no Brasil, dentre eles o enorme número de aparelhos, que exige um desenvolvimento diferente para cada modelo. Destacou também os problemas com as operadoras, que cobram taxas altas pelos serviços utilizados, diferentemente dos Estados Unidos, em que o consumidor paga apenas uma taxa e tem acesso ilimitado a todo o conteúdo.

Para exemplificar o sucesso das ações de marketing realizadas para celulares, Elaine citou o iPhone da Apple, líder isolada de vendas de Smartphones - muito por conta de seus inúmeros aplicativos, que chamam a atenção do consumidor. Com uma estratégia parecida, o Android, do Google, vem buscando espaço no mercado, deixando de cobrar por alguns de seus aplicativos e superando a Apple nesse aspecto.


Metrô no celular


Para ilustrar o sucesso do serviço de Mobile Marketing no Brasil, Elaine mencionou exemplos de empresas nacionais que utilizam tais ações de marketing. O Metrô de São Paulo, através do celular, fornece a previsão do tempo de trajeto, sendo disponibilizado tanto em aparelhos com poucas funções até nos mais sofisticados. Para aqueles que possuem mais funções, o aplicativo pode ser usado através do 3G, simulando um trajeto. Em aparelhos mais simples, o tempo e a rota são enviados via SMS. O serviço está disponível há cinco anos, mas não é tão conhecido por ser um serviço público, que não disponibiliza verba para divulgação.
A convidada ainda falou que o Metrô e a Foster lançarão um projeto que visa informar ao usuário de transporte público o tempo real da viagem, assim que o mesmo entrar em um vagão. 

Outra empresa brasileira que ganhou destaque com o Mobile Marketing foi a Bayer, lançando um aplicativo gratuito para mulheres grávidas ou que querem engravidar. A usuária pode criar seu próprio bebê virtual, que conversa com ela e dá dicas sobre beleza na gravidez, desenvolvimento do feto e outros assuntos. O aplicativo é disponibilizado para Android, iPhone e outros aparelhos.


Elaine aproveitou para explicar as etapas de uma estratégia de Mobile Marketing com seu cliente. O início se dá através do uso correto do SMS, passando pela criação de um site universal WAP, estudo do público e trabalho na criação dos aplicativos, principalmente para iPhone.
De acordo com a palestrante, a Foster não é somente uma agência de Mobile Marketing. Ela também cuida para que seus clientes aproximem suas marcas junto do público, usando a Foster como consultoria e idealizadora de projetos de marketing digital.

Oficina de Áudio e Vídeo, realizada pelo segundo ano consecutivo, dá asas à criatividade de alunos de RTV

Alunos da oficina aprendem a editar os videos produzidos (Imagem: Jéssica Almeida)

Por Felipe Alves e Tatiana Lanzelotti

Durante a 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco está acontecendo, paralelamente às palestras, a 2ª Oficina de Áudio e Vídeo, voltada para alunos da 1ª e 3ª etapas do curso de Rádio e TV. O objetivo é criar um canal para que os estudantes possam exercitar a criatividade, “adiantando” algumas informações que só receberiam a partir da 6ª etapa.

Houve muita procura, mas, como havia apenas 20 vagas, foram selecionados os alunos com as melhores notas. As aulas acontecem das 14 h às 18 h, de segunda a sexta-feira, e são ministradas por Conrado Vidal, Priscila Quintal e Maria Claudia Guaratto. Os três professores, que atualmente cursam Jornalismo nas FRB, já são formados em RTV - também na Rio Branco. O estagiário Marcelo Cañada, da 5ª etapa matutina, auxilia os técnicos durante as aulas.

Ao longo da Oficina, os estudantes aprendem como funciona uma produção audiovisual, desde a ideia inicial, passando pelo roteiro, gravação, edição e pós-produção. Eles também aprendem conceitos de iluminação e como utilizar a câmera para captar imagem e som. Após a introdução teórica, os alunos são divididos em dois grupos. Cada um monta um roteiro, grava, edita e faz a pós-produção. O resultado desse trabalho será exibido nesta sexta-feira, 14 de maio, durante o Show de Talentos dos alunos de Comunicação Social, que acontecerá na Praça de Alimentação e encerrará a 10ª Semana da Comunicação.

Com a palavra,os alunos

As experiências propostas pelas Faculdades fora da sala de aula são sempre muito bem recebidas pelos estudantes. Para Ricardo Bueno, da 3ª etapa de RTV, o mais interessante na Oficina é a oportunidade de trabalhar em equipe: “Na sala de aula, quem não quer fazer em grupo pode fazer individualmente. Aqui não. Acho isso legal, porque interagimos com as pessoas”.

Ana Carolina de Toledo e Dania Inayeh, também da 3ª etapa, acreditam que o ponto alto da Oficina é a possibilidade de colocar em prática aquilo que estudam na sala de aula. “A gente já havia gravado, mas sem roteiro. Aqui estamos aprendendo a fazer um roteiro, como planejar, nos organizar em equipe, fazer com que todos trabalhem para que aquilo que imaginamos os outros também possam ver”, afirmou Dania.

“Quanto mais cursos na área, mais oportunidades teremos na hora de procurar um bom emprego”, acrescentou Ana Carolina, que gostaria de ver mais iniciativas como essa. A ideia da Oficina de Áudio e Vídeo surgiu em 2009 e, como a primeira experiência foi muito positiva, as FRB decidiram repeti-la neste ano. A propósito, ao final das aulas todos os participantes receberão certificados.

A técnica Maria Claudia ressalta a seriedade com que os alunos encaram a proposta: “Como nosso critério de escolha é a nota, os participantes são realmente muito interessados, não rola brincadeirinha”. A coordenadora do curso de Comunicação Social, Suli de Moura, se diz muito feliz com o resultado: “Eu recebo currículos de estagiários que fizeram a Oficina no semestre passado. Prova de que eles aprendem muito, e todo mundo ganha com isso."

Resultado parcial do 1º Minuto Festcom 2010 (14/05)

Por Diogo Coelho

Os 12 vídeos que concorrem no 1º Minuto Festcom 2010 foram divulgados na última segunda-feira, 10 de maio, e serão agraciados nesta sexta-feira pelos júri popular, por meio de votação com cédulas, e técnico, composto por membros do corpo acadêmico das Faculdades Rio Branco que irão analisar os trabalhos.

Além destas duas categorias, os trabalhos que receberem mais comentários no blog Quinta Comunica receberão o prêmio de "Vídeo mais comentado".

ATENÇÃO! A votação dessa última categoria será encerrada hoje, às 18h. Portanto, as mensagens postadas a partir deste horário não serão computadas no resultado final.

Se você ainda não comentou os vídeos do Festcom, não perca tempo! Confira os trabalhos produzidos pelos alunos das Faculdades Rio Branco clicando aqui ou no link "1º Minuto Festcom 2010", embaixo da barra "Menu", e poste uma mensagem no(s) vídeo(s) que você mais gostou.

Confira abaixo os vídeos mais comentados:

Caminhos cruzados - 4 comentários
O mistério - 4
Por um fio - 4
Síria 2009 - 4
Adversidades - 3
Estatística - 3

OPINIÃO

“Vendem-se pautas”

Por Patrícia da Silva, aluna da 5ª etapa de RP

O vazamento da prova do Enem, em 2009, era o tema da palestra de terça-feira, 11 de maio, na 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Rio Branco. Mas a palestrante, Renata Cafardo, foi bem além. Encarou corajosamente um tema delicado: a visão incorreta que muitas pessoas têm do jornalista, por acreditarem que esse profissional pode pagar por uma matéria. A repórter do Fantástico deixou bem claro: “comprar pauta” não faz parte do arcabouço ético nem da prática de quem faz bom jornalismo.

A prova do Enem foi oferecida ao jornal O Estado de São Paulo, através de um telefonema atendido por Renata, pela ninharia de 500 mil reais. Justificativa para a tentativa de extorsão: “Os paparazzi também não vendem fotos? Então, nós lhe vendemos essa prova para você fazer uma matéria”. Ouvimos sobre tantas coisas estranhas que se tenta vender... Mas comercializar pautas soa não exatamente como novidade, mas como algo definitivamente antiético.

E foi isso exatamente o que disse Renata: um bom jornalista não compra suas matérias. Da mesma forma, essa prática não está em cogitação para um veículo sério como o Estadão, jornal para o qual ela escrevia na época.

Uma matéria não é algo palpável a ponto de se poder fixar seu valor, nem quando está em jogo o interesse público, como no caso do Enem. Além disso, para se fazer uma boa reportagem não há necessidade de se pagar pela pauta: basta apurar as denúncias, investigar, checar as informações. Basta não ter preguiça de trabalhar. Em suma, basta fazer o que Renata fez.

Antes de desejar ser o primeiro a publicar uma matéria, é necessário ser sensível o bastante para perceber que uma pauta como a do Enem pode ser muito mais do que uma bomba. Poder servir para muito mais do que um simples furo jornalístico. Pode fazer um bem para a sociedade. Agindo dentro dos limites da ética profissional, Renata se negou a comprar a matéria, mas nem por isso abriu mão dela. Ao contrário: saiu do encontro com os “ladrões” cheia de ideias. Ela sabia, acima de tudo, que aquele assunto era de interesse nacional e que, se os fatos se comprovassem verdadeiros, era sua obrigação publicá-los.

A então repórter do Estadão foi ética e eficiente o bastante para encontrar fontes que confirmaram: a prova que tentaram lhe vender era realmente “legítima”. A denúncia feita pelo jornal levou ao cancelamento da avaliação do Enem, que estava marcado para dali a poucos dias. E apesar do trabalho que teve, das situações de perigo que enfrentou e da sensação de medo que a acompanhou durante o processo de apuração e checagem, o que Renata guardou para sempre foi a satisfação de ver a matéria publicada e a “quadrilha” desmascarada. Ao deixar a ética profissional falar mais alto, convenhamos, a jornalista teve suas compensações.

Como diria o poeta português Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”.