segunda-feira, 10 de maio de 2010

Melhores Momentos - Cássio Moron

Na primeira noite da 10ª Semana de Comunicação, Cássio Moron, da Agência Loducca.MPM, conversou com os alunos sobre o tema "Uma ideia que não é perigosa não pode ser chamada de ideia".

Acompanhe abaixo os melhores momentos:


Apesar de desgastante, trabalho de criação é prazeroso, afirma Cássio Moron na primeira noite da Semana

O publicitário Cássio Moron durante sua apresentação (Imagem: Fernanda Martinelli)

Por Alessandra Refahi e Aline Bocoli

Cássio Moron, responsável por toda qualidade de arte produzida pela Loducca.MPM, abriu hoje, 10 de maio, a primeira noite de palestras da 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco. Cássio falou aos alunos de Comunicação Social sobre o tema "Uma ideia que não é perigosa, não pode ser chamada de ideia", célebre frase do escritor irlandês Oscar Wilde que serve como referência para a agência.

O publicitário não nega que a criação na atualidade é um trabalho desgastante, mas com o acúmulo de experiência e o trabalho em equipe acaba sendo um processo prazeroso. “Uma coisa é certa: de referência todo mundo vive”, afirmou Cássio, argumentando que até na arte os grandes pintores tinham uma escola como base. Para ele, “ser criativo não é apenas ter aptidão, é trabalhar com sensibilidade”. O mundo da publicidade está sempre em evolução, sendo que "o desafio para os profissionais da área é saber trabalhar com essa sensibilidade e se adaptar a qualquer universo".

Carreira e cases de sucesso

Cássio está na agência desde 2006 e hoje, como diretor de criação, já produziu diversos cases, dentre eles Purina Bonzo, Sprite, Brilho Fácil, MTV, Nextel, Peugeot, Coca-cola, Prada, entre outros. Quanto à Peugeot, Cássio contou, a título de curiosidade, que a ideia realizada em conjunto com a equipe trouxe ao case um grande diferencial: a impressão da propaganda - realizada para uma publicação segmentada voltada para o surf, a revista Fluir - foi feita em parafina. 

Outro desafio da Loducca.MPM foi criar uma estratégia de ascensão para a Nextel, que estava ligada apenas ao mundo corporativo. Após a campanha promovida pela agência, houve um grande crescimento da marca, que expandiu seu público consumidor, passando a ser um produto mais popular. Sobre mercado de trabalho, Cássio comentou que, apesar da concorrência, é possível ser absorvido pela área: "Eu acho que existe espaço, e é preciso ter persistência. O problema é que nem todos se dedicam e se interessam".

Cássio Moron, que é bacharel em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e trabalhou em agências da Europa e dos Estados Unidos, destacou que foco e profissionalismo são agentes importantes na hora de se fazer propaganda. Para ele, esse mercado ainda enfrenta alguns preconceitos, mas ser publicitário não é apenas ser divertido e criativo, é sentir alegria e vontade de levar sua marca para o mundo.

Para quem trouxe para casa diversos troféus conquistados nos principais em festivais publicitários do mundo - entre eles o de Cannes, One Show, Communication Arts, Eurobest, Clio, entre outros -, o que não deve faltar é vontade e garra. Uma verdadeira fonte de inspiração para os estudantes das FRB.

Roberto Schmidt agradece a presença do público


Por Diogo Coelho

Primeiro palestrante da 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco, Roberto Schmidt, diretor de marketing da TV Globo, agradeceu a oportunidade de ministrar uma palestra nas FRB por meio de um comentário enviado ao blog Quinta Comunica (http://www.quintacomunica.blogspot.com/), que está cobrindo o evento em tempo real.

Veja abaixo a mensagem deixada por Roberto Schmidt:





Reportagem Especial: Retrospectiva destaca os melhores momentos dos anos anteriores e o que de melhor acontece na 10ª Semana da Comunicação

Mariana Godoy, jornalista da TV Globo, já esteve presente na Semana da Comunicação (Imagem: Arquivo FRB)

Por Bárbara Cristiano e Veronica de Souza

A Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco que teve início nesta segunda-feira, 10 de maio, está completando 10 anos de existência. Para celebrar esta data, preparamos uma matéria especial relembrando o que tivemos de melhor em todas as edições.

Realizada desde 2001, a Semana conta com profissionais de todas as áreas da Comunicação. Trazendo informações do mercado para todos os alunos, essas pessoas cedem um pouco do seu tempo – que geralmente é muito curto - para compartilhar experiências em palestras ministradas nos períodos da manhã e da noite. 

A professora Maria Ursulina de Moura, coordenadora dos cursos de Comunicação Social das Faculdades, fala um pouco sobre o evento: “Nosso maior objetivo é trazer assuntos do mercado, um pouco do dia-a-dia de quem se destaca na área. Todos os anos, profissionais que representam de forma significativa as cinco habilitações de Comunicação Social visitam as Faculdades. Este ano temos representantes da mídia eletrônica e impressa, além de deixarmos o encerramento por conta da criatividade dos nossos alunos com o Show de Talentos.”

2001 a 2006

A primeira edição da Semana da Comunicação foi divulgada no caderno de economia do jornal O Estado de São Paulo e contou com a participação de importantes profissionais da comunicação, como Amadeu Nogueira, ex-gerente de mídia da Nestlé no Brasil; Ana Maria Donato, da Disney; Cláudio Gabaldi, da Rede Globo; e o jornalista Enio Vergueiro, que teve passagens pela editora Abril, Rede Globo, O Estado de São Paulo e atualmente é diretor comercial da revista Piauí.

Renata Carraro, professora de Redação On-Line e responsável pela cobertura em tempo real feita pelos alunos de Jornalismo e Relações Públicas, fala sobre o evento e afirma ser uma data importante que traz credibilidade para as Faculdades. “A Semana da Comunicação é um momento em que alunos têm contato direto com quem está no mercado de trabalho. É muito útil também para os professores, que podem utilizar o conteúdo dessas palestras e contextualizá-los em suas aulas. É importante ressaltar um ponto: comemoramos a décima edição da Semana exatamente no ano em que as Faculdades completam 11 anos. Ou seja, podemos dizer que este evento sempre foi levado muito a sério aqui nas FRB.”

Em 2002, em sua segunda edição, a Semana de Comunicação foi um pouco diferente, já que os alunos foram divididos em turmas e somente assistiam a palestras referentes às suas habilitações. O principal palestrante daquele ano foi o ator Ary França.

As palestras são apreciadas não apenas pelos alunos, mas também pelos docentes. A professora e jornalista Clara Correia afirma que “As Semanas da Comunicação das FRB costumam ser uma oportunidade para alunos e professores verem e participarem daquilo que está acontecendo no mercado de trabalho e também no novo pensamento da comunicação. É importantíssimo para todos nós e gostamos muito de participar”.

Os anos de 2004 e 2005 a Semana recebeu profissionais de várias áreas, entre eles Carlos Tramontina, Mauricio Ferraz e Chico Pinheiro, da Rede Globo; Jocimar Nastar, assessor de imprensa do Banco Central; Ednaldo Sandim, relações públicas da Sabesp; Juca Kfouri, apresentador da ESPN; e o até então âncora do Jornal da Record, Boris Casoy, entre outros.

Os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Heródoto Barbeiro estiveram na 6ª Semana da Comunicação (2006), que contou também com a participação de Renato Pereira, diretor comercial da Rede Globo. Josmar de Andrade, professor de História da Comunicação, falou sobre a oportunidade dos alunos e docentes adquirirem conhecimento além das salas de aula, agregando prática profissional ao conteúdo acadêmico a: “A Semana é importante, pois promove o contato entre alunos e profissionais, além de ampliar e complementar a experiência da sala de aula. Principalmente porque nossos convidados sempre abordam assuntos que estão na fronteira entre a prática e a pesquisa. Eu, como professor, estou sempre aprendendo.”

2007 a 2009

Os 100 anos da Imigração Japonesa foram lembrados pelos alunos das Faculdades Rio Branco em 2008 (Imagem: Arquivo FRB)

Milton Jung, âncora da Rádio CBN, abriu as palestras da 7ª Semana da comunicação (2007) do período noturno, diante de um auditório lotado, com o tema “Rádio, ética e criatividade”. Luciano Faccioli, jornalista da Rede Record, falou sobre “Noções práticas de um apresentador de rádio e televisão”. Mas foi o produtor da Rede Globo Gilberto Nunes, que movimentou a noite, ao criar várias em torno do assunto “A árvore genealógica das novelas da Rede Globo”.

Suzana Jaqueline, aluna da 4° etapa de jornalismo, fala sobre o evento e diz que, além do conhecimento adquirido, a Semana é um incentivo para prosseguir com os estudos. “Posso dizer que para mim é um evento de extrema importância. Passamos a conhecer profissionais que estão há bastante tempo na área, contando suas experiências, suas vitórias e mesmo suas decepções em muitos casos. Me sinto muito mais estimulada a dar continuidade ao curso, pois vejo que devemos correr atrás de nossos sonhos, lutar por eles, e quando estes se tornam realidade, vemos como valeu a pena.”

A 8° Semana , em 2008, contou mais uma vez com a participação do jornalista Chico Pinheiro, que compartilhou com os alunos um pouco de suas experiências na profissão. Outra importante profissional que participou desta ediçãofoi a então âncora do jornal Bom Dia São Paulo, Mariana Godoy. Estiveram presentes também Marcello Alvarenga - diretor de Marketing do Yahoo; Kamilla Soares e Gisele Oliveira, editoras de arte do O Estado de São Paulo; Galvão França, diretor do SBT e Fernando Paixão, diretor da Editora Ática, entre outros.

Paralelamente ao evento, houve a exposição dos trabalhos realizados na disciplina de Fotografia do primeiro ano do curso de Comunicação Social. Também foi realizada uma exposição em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil.

A cada ano a Semana se torna maior e melhor. A 9ª Semana da Comunicação, em 2009, contou com a presença do jornalista Ricardo Boechat, âncora do Jornal da Band e Band News FM, que dividiu opiniões ao se posicionar favoravel ànão-obrigatoriedade do diploma para jornalista. Margarida Künch, autora do livro “Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada”; Inês de Castro, da BandNews; Márcia Ladeira, diretora de merchandising da Globo; e os jornalistas Luciano Faccioli e Reinaldo Gontinno. A novidade no ano passado ficou por conta da realização do 1º Festival do Minuto (Festcom), por meio do qual os alunos tiveram a oportunidade de produzir um vídeo de um minuto com tema livre e divulgá-lo entre os colegas. Os vencedores foram: “Peladona do 1º andar”, na categoria júri popular, e “RoNaDo”, na categoria júri técnico.

O evento de 2009 ainda contou com a cobertura em tempo real da 5ª etapa de Jornalismo, cujos alunos ficaram encarregados de redigir matérias e postá-las no blog criado especialmente para a ocasião (disponível em http://daquinta.wordpress.com/). A experiência serviu para que os alunos adquirissem uma noção do ofício e se prepararem para o mercado. Quem comenta sobre o assunto é a professora Renata, responsável por coordenar a equipe: “Quando entrei nas FRB a principal tarefa da disciplina Redação On-Line era criar blogs, e eu penso que o pessoal da geração de vocês não aguenta mais criar blogs. Já que a gente ainda não pode ter uma agência de notícias, comecei a pensar em uma forma para que os alunos ganhassem um pouquinho de experiência on-line. Assim surgiu a ideia da cobertura da Semana. Os colegas que hoje estão na 7ª Etapa foram os desbravadores desse território.”

O trabalho deu tão certo que será repetido esse ano, com as turmas da 5ª etapa de Jornalismo e Relações Públicas trabalhando juntas. “A ideia é aprimorar a cada ano, já que experiências como essa são sempre um laboratório. Esse ano a gente tem uma turma grande de Jornalismo, o que é uma felicidade por facilitar bastante a tarefa de cobrir as palestras. O legal também é que o pessoal de Relações Públicas também veio fazer, fazendo a divulgação da Semana, além de serem convidados para fazerem os artigos”, completa a professora Renata.

Atrações da 10ª Semana da Comunicação

A expectativa para a Semana da Comunicação deste ano é muito grande, principalmente devido à presença do jornalista Caco Barcellos, que ministrará a segunda palestra da noite de segunda-feira, 10 de maio. Outros nomes que marcarão presença esse ano são Roberto Schmidt, diretor de Marketig da Rede Globo; Guga Ketzer,vice-presidente da Loducca MPM; Joseval Peixoto, âncora da Rádio Jovem Pan; Renata Cafardo, jornalista do programa Fantástico; Silvio Lico,sonoplasta do SBT; Heloiza Mattos,doutora em Opinião Pública e Redes Sociais; Pedro Jorge, produtor audiovisual; Paulo Piratininga,diretor da Scritta Serviços de Imprensa. Imprensa; Daniel Mota,designer gráfico da revista Playboy; Marina Person, VJ da MTV; e Elaine Coimbra,diretora da Foster Comunicação.

Como acontecem todos os anos, no primeiro dia das palestras há coleta de alimentos não-perecíveis, que serão encaminhados para instituições de caridade. No ano de 2009, a instituição beneficiada foi a Estrela do Amanhã, que promove projetos sócio-culturais com crianças carentes.

Para encerrar a 10ª Semana da Comunicação será realizada, no dia 14 de maio, a apresentação dos vídeos vencedores do 2° Festcom, além do 1º Show de Talentos, em que as estrelas são os próprios alunos de Comunicação Social.

Melhores Momentos - Roberto Schmidt

Roberto Schmidt, diretor de marketing da Rede Globo, fala sobre "Desafios da comunicação digital" na primeira palestra da 10ª Semana sa Comunicação.

Acompanhe abaixo os melhores momentos:

Diretor da Globo fala sobre convergência das tecnologias e outros temas da comunicação digital


O diretor de marketing da Globo, Roberto Schmidt, falou sobre os desafios da comunicação digital (Imagem: Danilo Viana)

Por Felipe Gomes e Gabrielle Alana

As Faculdades Integradas Rio Branco receberam, na manhã desta segunda-feira, 10 de maio, o diretor de Marketing da Rede Globo, Roberto Schmidt. Ele compartilhou com os alunos sua vasta experiência e visão sobre os desafios da comunicação digital, tanto em nível nacional quanto mundial.

Schmidt, que teve sua primeira formação acadêmica no curso de Informática, iniciou a palestra contando sobre seu primeiro computador, um Atari 400, ferramenta usada no início da década de 1980: “Era a tecnologia digital que eu tinha naquele momento”. Para ele, atualmente as tecnologias estão em convergência, havendo a unificação de entretenimento, informação e comunicação: “Todas as minhas necessidades estão em um aparelho. Com o celular podemos ver TV, buscar informações, comunicar-nos e ver e-mails”.

O palestrante destacou dados de pesquisas realizadas em nível mundial, mostrando que, por dia, são trocados na internet aproximadamente 210 bilhões de e-mails. Cerca de 900.000 novos artigos são blogados diariamente, o equivalente a 19 anos de informações dadas pelo jornal americano The New York Times. “As novas mídias surgem e entram na vida das pessoas, agregando conteúdo ao universo delas”, comentou.

Segundo dados de pesquisas apresentados por Schmidt, 57% dos internautas usam TV e internet simultaneamente em casa e apenas em 3% do tempo se dedicam somente à TV. O consumo de vídeo se mantém na televisão e aumenta cada vez mais on-line. “A comunicação digital vem crescendo e o desafio dos profissionais da área é criar pontes entre as mídias tradicionais e novas mídias para atingir o maior número de público possível”, explicou.

TV digital no Brasil

Quanto à televisão digital, Schmidt afirmou que 50% das casas brasileiras já têm acesso a essa tecnologia, porém, ela ainda está no começo e a maioria da população não tem contato com esse universo. Durante sua apresentação, falou ainda sobre as TVs com tecnologia 3D, que aposta na interatividade do público com o conteúdo da televisão: “Daqui a 10 anos, as TVs terão, no mínimo, projeções em 3D”. Segundo ele, marcas como Samsung e LG já investiram em televisões desse porte nos Estados Unidos.

Em nosso país, 99% das pessoas possuem TV, 83% têm celular e 50% conectam-se a internet. No entanto, juntando as três plataformas, apenas 23% possuem acesso a elas simultaneamente. O palestrante destacou ainda o fato de que vídeos on-line são muito assistidos nos Estados Unidos, ao contrário daqui, onde essa prática ainda não é tão disseminada: 18,4 milhões de brasileiros têm esse costume.

Sobre seu trabalho na Rede Globo, o palestrante afirmou que a corporação está desenvolvendo uma nova plataforma: “Estamos dando a possibilidade de o internauta ver através da internet o que não vê na televisão”. Segundo ele, esse conteúdo exclusivo pode atrair mais público: “As emissoras têm trabalhado essa convergência entre os meios, produzindo conteúdo e aprendendo ao mesmo tempo”.

Ao final da palestra, Schimidt ofereceu espaço para as dúvidas e curiosidades da plateia. Em mais um dos temas abordados, explicou a importância da transmídia, que consiste nas múltiplas plataformas de comunicação. A minissérie “Pedra no Reino”, exibida em 2007, inaugurou este novo conceito, tendo seu conteúdo reproduzido em revista, jornal, rádio e site.

Ele encerrou afirmando que a comunicação digital ainda tem muitos desafios a enfrentar para ganhar cada vez mais força. “Temos que levá-las ao dia-a-dia do maior número de pessoas”.

1º Minuto Festcom 2010 - Vida de estagiário

Este vídeo está concorrendo no 1º Minuto Festcom 2010, realizado em conjunto com a 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB).

O trabalho concorrerá na categoria "Vídeo mais comentado" e o vencedor será divulgado no dia 14 de maio, às 19h30, no auditório principal.

Obs: Se você for aluno das FRB, coloque nome, curso e RA ao postar sua mensagem.


1º Minuto Festcom 2010 - Último minuto

Este vídeo está concorrendo no 1º Minuto Festcom 2010, realizado em conjunto com a 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB).

O trabalho concorrerá na categoria "Vídeo mais comentado" e o vencedor será divulgado no dia 14 de maio, às 19h30, no auditório principal.

Obs: Se você for aluno das FRB, coloque nome, curso e RA ao postar sua mensagem.

1º Minuto Festcom 2010 - Todo o seu talento

Este vídeo está concorrendo no 1º Minuto Festcom 2010, realizado em conjunto com a 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB).

O trabalho concorrerá na categoria "Vídeo mais comentado" e o vencedor será divulgado no dia 14 de maio, às 19h30, no auditório principal.

Obs: Se você for aluno das FRB, coloque nome, curso e RA ao postar sua mensagem.


1º Minuto Festcom 2010 - Síria 2009

Este vídeo está concorrendo no 1º Minuto Festcom 2010, realizado em conjunto com a 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB).

O trabalho concorrerá na categoria "Vídeo mais comentado" e o vencedor será divulgado no dia 14 de maio, às 19h30, no auditório principal.

Obs: Se você for aluno das FRB, coloque nome, curso e RA ao postar sua mensagem.


1º Minuto Festcom 2010 - São Paulo que você não vê

Este vídeo está concorrendo no 1º Minuto Festcom 2010, realizado em conjunto com a 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB).

O trabalho concorrerá na categoria "Vídeo mais comentado" e o vencedor será divulgado no dia 14 de maio, às 19h30, no auditório principal.

Obs: Se você for aluno das FRB, coloque nome, curso e RA ao postar sua mensagem.


1º Minuto Festcom 2010 - Por um fio

Este vídeo está concorrendo no 1º Minuto Festcom 2010, realizado em conjunto com a 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB).

O trabalho concorrerá na categoria "Vídeo mais comentado" e o vencedor será divulgado no dia 14 de maio, às 19h30, no auditório principal.

Obs: Se você for aluno das FRB, coloque nome, curso e RA ao postar sua mensagem.


1º Minuto Festcom 2010 - O mistério

Este vídeo está concorrendo no 1º Minuto Festcom 2010, realizado em conjunto com a 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB).

O trabalho concorrerá na categoria "Vídeo mais comentado" e o vencedor será divulgado no dia 14 de maio, às 19h30, no auditório principal.

Obs: Se você for aluno das FRB, coloque nome, curso e RA ao postar sua mensagem.


1º Minuto Festcom 2010 - No trem

Este vídeo está concorrendo no 1º Minuto Festcom 2010, realizado em conjunto com a 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB).

O trabalho concorrerá na categoria "Vídeo mais comentado" e o vencedor será divulgado no dia 14 de maio, às 19h30, no auditório principal.

Obs: Se você for aluno das FRB, coloque nome, curso e RA ao postar sua mensagem.


1º Minuto Festcom 2010 - Estatística

Este vídeo está concorrendo no 1º Minuto Festcom 2010, realizado em conjunto com a 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB).

O trabalho concorrerá na categoria "Vídeo mais comentado" e o vencedor será divulgado no dia 14 de maio, às 19h30, no auditório principal.

Obs: Se você for aluno das FRB, coloque nome, curso e RA ao postar sua mensagem.


1º Minuto Festcom 2010 - Caminhos cruzados

Este vídeo está concorrendo no 1º Minuto Festcom 2010, realizado em conjunto com a 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB).

O trabalho concorrerá na categoria "Vídeo mais comentado" e o vencedor será divulgado no dia 14 de maio, às 19h30, no auditório principal.

Obs: Se você for aluno das FRB, coloque nome, curso e RA ao postar sua mensagem.


1º Minuto Festcom 2010 - Adversidades

Este vídeo está concorrendo no 1º Minuto Festcom 2010, realizado em conjunto com a 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB).

O trabalho concorrerá na categoria "Vídeo mais comentado" e o vencedor será divulgado no dia 14 de maio, às 19h30, no auditório principal.

Obs: Se você for aluno das FRB, coloque nome, curso e RA ao postar sua mensagem.


1º Minuto Festcom 2010 - A jornada

Este vídeo está concorrendo no 1º Minuto Festcom 2010, realizado em conjunto com a 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB).

O trabalho concorrerá na categoria "Vídeo mais comentado" e o vencedor será divulgado no dia 14 de maio, às 19h30, no auditório principal.

Obs: Se você for aluno das FRB, coloque nome, curso e RA ao postar sua mensagem.