segunda-feira, 10 de maio de 2010

Diretor da Globo fala sobre convergência das tecnologias e outros temas da comunicação digital


O diretor de marketing da Globo, Roberto Schmidt, falou sobre os desafios da comunicação digital (Imagem: Danilo Viana)

Por Felipe Gomes e Gabrielle Alana

As Faculdades Integradas Rio Branco receberam, na manhã desta segunda-feira, 10 de maio, o diretor de Marketing da Rede Globo, Roberto Schmidt. Ele compartilhou com os alunos sua vasta experiência e visão sobre os desafios da comunicação digital, tanto em nível nacional quanto mundial.

Schmidt, que teve sua primeira formação acadêmica no curso de Informática, iniciou a palestra contando sobre seu primeiro computador, um Atari 400, ferramenta usada no início da década de 1980: “Era a tecnologia digital que eu tinha naquele momento”. Para ele, atualmente as tecnologias estão em convergência, havendo a unificação de entretenimento, informação e comunicação: “Todas as minhas necessidades estão em um aparelho. Com o celular podemos ver TV, buscar informações, comunicar-nos e ver e-mails”.

O palestrante destacou dados de pesquisas realizadas em nível mundial, mostrando que, por dia, são trocados na internet aproximadamente 210 bilhões de e-mails. Cerca de 900.000 novos artigos são blogados diariamente, o equivalente a 19 anos de informações dadas pelo jornal americano The New York Times. “As novas mídias surgem e entram na vida das pessoas, agregando conteúdo ao universo delas”, comentou.

Segundo dados de pesquisas apresentados por Schmidt, 57% dos internautas usam TV e internet simultaneamente em casa e apenas em 3% do tempo se dedicam somente à TV. O consumo de vídeo se mantém na televisão e aumenta cada vez mais on-line. “A comunicação digital vem crescendo e o desafio dos profissionais da área é criar pontes entre as mídias tradicionais e novas mídias para atingir o maior número de público possível”, explicou.

TV digital no Brasil

Quanto à televisão digital, Schmidt afirmou que 50% das casas brasileiras já têm acesso a essa tecnologia, porém, ela ainda está no começo e a maioria da população não tem contato com esse universo. Durante sua apresentação, falou ainda sobre as TVs com tecnologia 3D, que aposta na interatividade do público com o conteúdo da televisão: “Daqui a 10 anos, as TVs terão, no mínimo, projeções em 3D”. Segundo ele, marcas como Samsung e LG já investiram em televisões desse porte nos Estados Unidos.

Em nosso país, 99% das pessoas possuem TV, 83% têm celular e 50% conectam-se a internet. No entanto, juntando as três plataformas, apenas 23% possuem acesso a elas simultaneamente. O palestrante destacou ainda o fato de que vídeos on-line são muito assistidos nos Estados Unidos, ao contrário daqui, onde essa prática ainda não é tão disseminada: 18,4 milhões de brasileiros têm esse costume.

Sobre seu trabalho na Rede Globo, o palestrante afirmou que a corporação está desenvolvendo uma nova plataforma: “Estamos dando a possibilidade de o internauta ver através da internet o que não vê na televisão”. Segundo ele, esse conteúdo exclusivo pode atrair mais público: “As emissoras têm trabalhado essa convergência entre os meios, produzindo conteúdo e aprendendo ao mesmo tempo”.

Ao final da palestra, Schimidt ofereceu espaço para as dúvidas e curiosidades da plateia. Em mais um dos temas abordados, explicou a importância da transmídia, que consiste nas múltiplas plataformas de comunicação. A minissérie “Pedra no Reino”, exibida em 2007, inaugurou este novo conceito, tendo seu conteúdo reproduzido em revista, jornal, rádio e site.

Ele encerrou afirmando que a comunicação digital ainda tem muitos desafios a enfrentar para ganhar cada vez mais força. “Temos que levá-las ao dia-a-dia do maior número de pessoas”.

2 comentários:

Paulo Durão disse...

Aline e Felipe

gostei do vosso artigo bem completo, parabêns

prof Paulo Durão

Mayara disse...

Caro Prof.Paulo,

Agradecemos seu comentário.
Continue acessando o nosso blog.

Abs.

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