skip to main |
skip to sidebar
O diretor de marketing da Globo, Roberto Schmidt, falou sobre os desafios da comunicação digital (Imagem: Danilo Viana)
Por Felipe Gomes e Gabrielle Alana
As Faculdades Integradas Rio Branco receberam, na manhã desta segunda-feira, 10 de maio, o diretor de Marketing da Rede Globo, Roberto Schmidt. Ele compartilhou com os alunos sua vasta experiência e visão sobre os desafios da comunicação digital, tanto em nível nacional quanto mundial.
Schmidt, que teve sua primeira formação acadêmica no curso de Informática, iniciou a palestra contando sobre seu primeiro computador, um Atari 400, ferramenta usada no início da década de 1980: “Era a tecnologia digital que eu tinha naquele momento”. Para ele, atualmente as tecnologias estão em convergência, havendo a unificação de entretenimento, informação e comunicação: “Todas as minhas necessidades estão em um aparelho. Com o celular podemos ver TV, buscar informações, comunicar-nos e ver e-mails”.
O palestrante destacou dados de pesquisas realizadas em nível mundial, mostrando que, por dia, são trocados na internet aproximadamente 210 bilhões de e-mails. Cerca de 900.000 novos artigos são blogados diariamente, o equivalente a 19 anos de informações dadas pelo jornal americano The New York Times. “As novas mídias surgem e entram na vida das pessoas, agregando conteúdo ao universo delas”, comentou.
Segundo dados de pesquisas apresentados por Schmidt, 57% dos internautas usam TV e internet simultaneamente em casa e apenas em 3% do tempo se dedicam somente à TV. O consumo de vídeo se mantém na televisão e aumenta cada vez mais on-line. “A comunicação digital vem crescendo e o desafio dos profissionais da área é criar pontes entre as mídias tradicionais e novas mídias para atingir o maior número de público possível”, explicou.
TV digital no Brasil
Quanto à televisão digital, Schmidt afirmou que 50% das casas brasileiras já têm acesso a essa tecnologia, porém, ela ainda está no começo e a maioria da população não tem contato com esse universo. Durante sua apresentação, falou ainda sobre as TVs com tecnologia 3D, que aposta na interatividade do público com o conteúdo da televisão: “Daqui a 10 anos, as TVs terão, no mínimo, projeções em 3D”. Segundo ele, marcas como Samsung e LG já investiram em televisões desse porte nos Estados Unidos.
Em nosso país, 99% das pessoas possuem TV, 83% têm celular e 50% conectam-se a internet. No entanto, juntando as três plataformas, apenas 23% possuem acesso a elas simultaneamente. O palestrante destacou ainda o fato de que vídeos on-line são muito assistidos nos Estados Unidos, ao contrário daqui, onde essa prática ainda não é tão disseminada: 18,4 milhões de brasileiros têm esse costume.
Sobre seu trabalho na Rede Globo, o palestrante afirmou que a corporação está desenvolvendo uma nova plataforma: “Estamos dando a possibilidade de o internauta ver através da internet o que não vê na televisão”. Segundo ele, esse conteúdo exclusivo pode atrair mais público: “As emissoras têm trabalhado essa convergência entre os meios, produzindo conteúdo e aprendendo ao mesmo tempo”.
Ao final da palestra, Schimidt ofereceu espaço para as dúvidas e curiosidades da plateia. Em mais um dos temas abordados, explicou a importância da transmídia, que consiste nas múltiplas plataformas de comunicação. A minissérie “Pedra no Reino”, exibida em 2007, inaugurou este novo conceito, tendo seu conteúdo reproduzido em revista, jornal, rádio e site.
Ele encerrou afirmando que a comunicação digital ainda tem muitos desafios a enfrentar para ganhar cada vez mais força. “Temos que levá-las ao dia-a-dia do maior número de pessoas”.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Diretor da Globo fala sobre convergência das tecnologias e outros temas da comunicação digital
O diretor de marketing da Globo, Roberto Schmidt, falou sobre os desafios da comunicação digital (Imagem: Danilo Viana)
Por Felipe Gomes e Gabrielle Alana
As Faculdades Integradas Rio Branco receberam, na manhã desta segunda-feira, 10 de maio, o diretor de Marketing da Rede Globo, Roberto Schmidt. Ele compartilhou com os alunos sua vasta experiência e visão sobre os desafios da comunicação digital, tanto em nível nacional quanto mundial.
Schmidt, que teve sua primeira formação acadêmica no curso de Informática, iniciou a palestra contando sobre seu primeiro computador, um Atari 400, ferramenta usada no início da década de 1980: “Era a tecnologia digital que eu tinha naquele momento”. Para ele, atualmente as tecnologias estão em convergência, havendo a unificação de entretenimento, informação e comunicação: “Todas as minhas necessidades estão em um aparelho. Com o celular podemos ver TV, buscar informações, comunicar-nos e ver e-mails”.
O palestrante destacou dados de pesquisas realizadas em nível mundial, mostrando que, por dia, são trocados na internet aproximadamente 210 bilhões de e-mails. Cerca de 900.000 novos artigos são blogados diariamente, o equivalente a 19 anos de informações dadas pelo jornal americano The New York Times. “As novas mídias surgem e entram na vida das pessoas, agregando conteúdo ao universo delas”, comentou.
Segundo dados de pesquisas apresentados por Schmidt, 57% dos internautas usam TV e internet simultaneamente em casa e apenas em 3% do tempo se dedicam somente à TV. O consumo de vídeo se mantém na televisão e aumenta cada vez mais on-line. “A comunicação digital vem crescendo e o desafio dos profissionais da área é criar pontes entre as mídias tradicionais e novas mídias para atingir o maior número de público possível”, explicou.
TV digital no Brasil
Quanto à televisão digital, Schmidt afirmou que 50% das casas brasileiras já têm acesso a essa tecnologia, porém, ela ainda está no começo e a maioria da população não tem contato com esse universo. Durante sua apresentação, falou ainda sobre as TVs com tecnologia 3D, que aposta na interatividade do público com o conteúdo da televisão: “Daqui a 10 anos, as TVs terão, no mínimo, projeções em 3D”. Segundo ele, marcas como Samsung e LG já investiram em televisões desse porte nos Estados Unidos.
Em nosso país, 99% das pessoas possuem TV, 83% têm celular e 50% conectam-se a internet. No entanto, juntando as três plataformas, apenas 23% possuem acesso a elas simultaneamente. O palestrante destacou ainda o fato de que vídeos on-line são muito assistidos nos Estados Unidos, ao contrário daqui, onde essa prática ainda não é tão disseminada: 18,4 milhões de brasileiros têm esse costume.
Sobre seu trabalho na Rede Globo, o palestrante afirmou que a corporação está desenvolvendo uma nova plataforma: “Estamos dando a possibilidade de o internauta ver através da internet o que não vê na televisão”. Segundo ele, esse conteúdo exclusivo pode atrair mais público: “As emissoras têm trabalhado essa convergência entre os meios, produzindo conteúdo e aprendendo ao mesmo tempo”.
Ao final da palestra, Schimidt ofereceu espaço para as dúvidas e curiosidades da plateia. Em mais um dos temas abordados, explicou a importância da transmídia, que consiste nas múltiplas plataformas de comunicação. A minissérie “Pedra no Reino”, exibida em 2007, inaugurou este novo conceito, tendo seu conteúdo reproduzido em revista, jornal, rádio e site.
Ele encerrou afirmando que a comunicação digital ainda tem muitos desafios a enfrentar para ganhar cada vez mais força. “Temos que levá-las ao dia-a-dia do maior número de pessoas”.
Quem sou eu
- Redação FRB
- São Paulo, SP, Brazil
- Os alunos da 5ª etapa de Jornalismo e Relações Públicas serão responsáveis por relatar e registrar os principais momentos da 10ª Semana da Comunicacação das Faculdades Integradas Rio Branco e de outros eventos que acontecerem na instituição.
Menu
- 1ª Feira do Terceiro Setor (3)
- 1º Minuto Festcom 2010 (17)
- 9ª Mostra de Fotografia (1)
- Caco Barcellos (1)
- Cássio Moron (2)
- Custódio Pereira (1)
- Dimas Künsch (1)
- Diploma de jornalismo (1)
- Elaine Coimbra (2)
- Entrevista (1)
- Eventos (1)
- Expediente (1)
- Faculdades Integradas Rio Branco (1)
- Heloiza Mattos (2)
- Joseval Peixoto (2)
- Klester Cavalcanti (1)
- Marcos Alexandre Bazeia Fochi (1)
- Marina Person (1)
- Oficina de Áudio e Vídeo (1)
- ONG (1)
- Opinião (4)
- Palestra (10)
- Paulo Piratininga (3)
- Pedro Jorge (2)
- Premiação (1)
- Renata Cafardo (2)
- Reportagem Especial (2)
- Roberto Schmidt (3)
- Semana da Comunicação (35)
- Show de talentos (1)
- Silvio Lico (3)
- Twitter (1)
- Vídeos (12)
Arquivo
-
▼
2010
(57)
-
▼
maio
(57)
-
▼
10/05
(18)
- Melhores Momentos - Cássio Moron
- Apesar de desgastante, trabalho de criação é praze...
- Roberto Schmidt agradece a presença do público
- Reportagem Especial: Retrospectiva destaca os melh...
- Melhores Momentos - Roberto Schmidt
- Diretor da Globo fala sobre convergência das tecno...
- 1º Minuto Festcom 2010 - Vida de estagiário
- 1º Minuto Festcom 2010 - Último minuto
- 1º Minuto Festcom 2010 - Todo o seu talento
- 1º Minuto Festcom 2010 - Síria 2009
- 1º Minuto Festcom 2010 - São Paulo que você não vê
- 1º Minuto Festcom 2010 - Por um fio
- 1º Minuto Festcom 2010 - O mistério
- 1º Minuto Festcom 2010 - No trem
- 1º Minuto Festcom 2010 - Estatística
- 1º Minuto Festcom 2010 - Caminhos cruzados
- 1º Minuto Festcom 2010 - Adversidades
- 1º Minuto Festcom 2010 - A jornada
-
▼
10/05
(18)
-
▼
maio
(57)
2 comentários:
Aline e Felipe
gostei do vosso artigo bem completo, parabêns
prof Paulo Durão
Caro Prof.Paulo,
Agradecemos seu comentário.
Continue acessando o nosso blog.
Abs.
Postar um comentário