quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fotografando ideias, exibindo criatividade


As clássicas fotos em preto e branco (Imagem: Jéssica Almeida Santos)

Por Milka Veríssimo

Registrar o momento através da fotografia pode ser um exercício de aprendizado técnico, de linguagem visual, de autoconhecimento e de relação interpessoal. Isso é o que se pretende nas disciplinas Oficina de Produção I e II do curso de Comunicação Social, que apresenta, na 10ª Semana de Comunicação, a 9ª Mostra de Fotografias.

Além de curtirem as palestras que agitam a faculdade, nas horas vagas os alunos prestigiam a exposição, distribuída pelos corredores das FRB. Os trabalhos dos estudantes são expostos com criatividade em cenários lúdicos, além de contar com as clássicas fotografias em preto e branco. As fotos coloridas roubam a cena, graças aos criativos figurinos e às ideias inovadoras.

Segundo o professor Albert Roger Hemsi, responsável pelas disciplinas, “a exposição tem como objetivo apresentar os trabalhos realizados nas Oficinas de Produção I e II para o público das Faculdades, e também para os presentes na Semana de Comunicação”. Com isso, os alunos veem seus trabalhos fora do contexto da sala de aula.

O conteúdo teórico e prático sobre fotografia, transmitido aos alunos no decorrer do primeiro ano do curso de Comunicação Social, é distribuído em duas fases. Durante a Oficina de Produção I as fotos são realizadas com filme preto e branco. O tema é livre e os alunos escolhem o espaço em que querem fotografar. É fundamental a presença de luz natural, e todo processo de revelação é feito nos laboratórios das FRB. Já em Oficina de Produção II o foco é a fotografia digital, que valoriza o trabalho em estúdio, com luz artificial, composição de figurinos e o uso da cor na realização de retratos fotográficos.

Diversão e aprendizado

De acordo com os alunos de Comunicação que já passaram pela experiência, as matérias são dinâmicas e divertidas. O aluno Paulo Eduardo, da 3ª etapa de Relações Públicas, falou que não teve muitas dificuldades no processo de revelação do filme preto e branco. Mas as partes técnicas relacionadas à fotometria − processo que mede a quantidade exata de luz necessária para formar a imagem no sensor ou filme fotográfico − e ao balanço de branco forçaram o estudante a estudar muito mais. No entanto, para Paulo, nem toda essa dor de cabeça foi capaz de deixar lembranças negativas. “Gostei muito de fotografia”, afirmou.

É importante frisar que nem todas as fotos são expostas. Devido à questão de espaço e qualidade das produções, só as melhores fotos coloridas participam da Mostra. Quando perguntado sobre o processo de seleção, o professor Albert foi categórico: “Para os trabalhos da Oficina de Produção I, fotos preto e branco, escolhemos uma imagem de cada aluno, independente da qualidade, e para as fotos coloridas da Oficina II, fazemos uma seleção das melhores”.

A exposição dos trabalhos facilita a interação entre aluno, professor e faculdade. Uma maneira divertida e bem-humorada de exibir ideias, amadurecer a criatividade e revelar talentos!

Fotos coloridas chamam a atenção dos alunos( Imagem: Jéssica Almeida Santos)

2 comentários:

Barbara Acácia disse...

Parabéns ficou bem legal!

Unknown disse...

Prezada Bárbara,

Agradecemos seu elogio e participação assídua no nosso blog.

Atenciosamente,

Fernanda Fraccaroli
Equipe Feedback Blog
5ª Etapa - RP

Postar um comentário