Legenda: O sonoplasta Silvio Lico explicou o processo de criação das chamadas televisivas. (Imagem: Danilo Viana)
Por Allan Cândido
Silvio Lico é o que podemos classificar como um profissional experiente em sua área de atuação. Desde os tempos de início de sua carreira em Jundiaí, no interior de São Paulo, o atual sonoplasta do SBT soma ao todo mais de 30 anos de carreira. Chamadas televisivas, criação visual, vinhetas animadas, entre outros assuntos, fizeram parte do conteúdo que Lico, como é mais conhecido, passou para os estudantes de Comunicação em sua palestra na manhã desta quarta-feira, 12 de maio, na 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco.
Através de uma apresentação no telão do Auditório, Lico deu início à palestra explicando um pouco sobre a história da televisão no Brasil, citando sempre como referência o jornalista Assis Chateaubriand, ou Chatô - figura altamente influente na comunicação nas décadas de 1940 e 1950 e dono da primeira emissora em terras brasileiras, a TV Tupi. Na sequência, o foco da apresentação foram as chamadas televisivas, que nas palavras dele nada mais são do que “propagandas da própria emissora para vender um espaço, seja um programa, filme ou novela”.
“A diferença de chamadas televisivas entre o Brasil e, por exemplo, os EUA, é que aqui o tempo de produção é muito curto”, explicou. “Muitas vezes a chamada é feita no mesmo dia em que será exibida; o processo deles [EUA] é diferente, esse processo de criação de chamadas é mais bem programado”. Segundo o sonoplasta, as ferramentas de trabalho também deverão mudar em breve, como é o caso das fitas de gravação Beta, que deverão ser substituídas por arquivos digitais em uma rede interna das empresas.
Uma verdadeira aula
De acordo com o palestrante, o princípio básico para aqueles que querem trabalhar como técnicos de TV é saber as diferenças entre as chamadas: “Teasers têm a duração de no máximo 10 segundos, passou disso, já vira uma chamada normal”. Ele explicou, em suma, que uma chamada é composta por cinco elementos base: texto, locução, arte, takes e sonorização.
A palestra teve um aspecto bastante técnico, como se fosse uma verdedeira aula. Durante várias passagens, Lico fez questão de enfatizar que “chamadas faz quem gosta!”. Para o telespectador que consome apenas o produto final, pode parecer algo simples de se produzir. No entanto, para uma chamada ser finalizada, é necessário que o produto seja “tratado” por pelo menos cinco departamentos da emissora, entre eles a produção, sonorização e finalização.
Na profissão desde 1978 e na emissora de Silvio Santos desde 1997, Silvio Lico coleciona experiências profissionais e trabalhos dentro e fora do país. Nesta manhã, foi detalhista ao passar o conteúdo para o público no auditório – o sonoplasta, no decorrer da semana, gravou um vídeo das atividades de seus companheiros de trabalho para passar na palestra. Silvio finalizou respondendo as perguntas da plateia e agradecendo a todos – aos alunos e ao SBT, que segundo ele, foi uma escola em sua vida.
6 comentários:
Muito bem escrita a matéria.
Parabéns à todos pelo ótimo trabalho de cobertura da Semana da Comunicação.
Profª Ana Tolentino.
Prezada Ana,
Agradecemos seu comentário, nos sentindo mais motivados com o elogio. Esperamos continuar contando com sua participação.
Atenciosamente,
Fernanda Fraccaroli
Equipe Feedback Blog
5ª Etapa - Relações Públicas
Olá pessoal...
Fiquei muito honrado pelo convite. Muito satisfeito pela recepção e muito nervoso na hora da palestra. Porém voces todos me deixaram muito a vontade e confortável para poder falar das Chamadas.
Adorei a experiência e oportunidade.
Aliás meu chefe adorou o video e me deixou colocar no Youtube na integra.
Assim que estiver lá, envio o link para voces.
Obrigado Conrado, Coordenadora Suli, professores, alunos, funcionários da Faculdades Integradas Rio Branco.
Abraços e MUITO OBRIGADO.
Silvio Lico.
Adorei a matéria Allan,
Senti como estivesse na palestra...
Muito bom...
Parabéns!
Obrigado, Bárbara!
A cobertura está excelente.
Parabéns a todos.
Abraços,
allan
Caro Silvio Lico,
Agradecemos a sua participação na 10° Semana de Comunicação. Suas palavras contribuiram muito para formação dos futuros comunicólogos.
Convidamos o Sr. a continuar visitando o nosso Blog e acompanhando o conteúdo da Semana.
Atenciosamente,
Jade Rainha
Equipe Feedback Blog
5° Etapa de Relações Públicas
Postar um comentário