Por Felipe Alves e Tatiana Lanzelotti
Durante a 10ª Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco está acontecendo, paralelamente às palestras, a 2ª Oficina de Áudio e Vídeo, voltada para alunos da 1ª e 3ª etapas do curso de Rádio e TV. O objetivo é criar um canal para que os estudantes possam exercitar a criatividade, “adiantando” algumas informações que só receberiam a partir da 6ª etapa.
Houve muita procura, mas, como havia apenas 20 vagas, foram selecionados os alunos com as melhores notas. As aulas acontecem das 14 h às 18 h, de segunda a sexta-feira, e são ministradas por Conrado Vidal, Priscila Quintal e Maria Claudia Guaratto. Os três professores, que atualmente cursam Jornalismo nas FRB, já são formados em RTV - também na Rio Branco. O estagiário Marcelo Cañada, da 5ª etapa matutina, auxilia os técnicos durante as aulas.
Ao longo da Oficina, os estudantes aprendem como funciona uma produção audiovisual, desde a ideia inicial, passando pelo roteiro, gravação, edição e pós-produção. Eles também aprendem conceitos de iluminação e como utilizar a câmera para captar imagem e som. Após a introdução teórica, os alunos são divididos em dois grupos. Cada um monta um roteiro, grava, edita e faz a pós-produção. O resultado desse trabalho será exibido nesta sexta-feira, 14 de maio, durante o Show de Talentos dos alunos de Comunicação Social, que acontecerá na Praça de Alimentação e encerrará a 10ª Semana da Comunicação.
Com a palavra,os alunos
As experiências propostas pelas Faculdades fora da sala de aula são sempre muito bem recebidas pelos estudantes. Para Ricardo Bueno, da 3ª etapa de RTV, o mais interessante na Oficina é a oportunidade de trabalhar em equipe: “Na sala de aula, quem não quer fazer em grupo pode fazer individualmente. Aqui não. Acho isso legal, porque interagimos com as pessoas”.
Ana Carolina de Toledo e Dania Inayeh, também da 3ª etapa, acreditam que o ponto alto da Oficina é a possibilidade de colocar em prática aquilo que estudam na sala de aula. “A gente já havia gravado, mas sem roteiro. Aqui estamos aprendendo a fazer um roteiro, como planejar, nos organizar em equipe, fazer com que todos trabalhem para que aquilo que imaginamos os outros também possam ver”, afirmou Dania.
“Quanto mais cursos na área, mais oportunidades teremos na hora de procurar um bom emprego”, acrescentou Ana Carolina, que gostaria de ver mais iniciativas como essa. A ideia da Oficina de Áudio e Vídeo surgiu em 2009 e, como a primeira experiência foi muito positiva, as FRB decidiram repeti-la neste ano. A propósito, ao final das aulas todos os participantes receberão certificados.
A técnica Maria Claudia ressalta a seriedade com que os alunos encaram a proposta: “Como nosso critério de escolha é a nota, os participantes são realmente muito interessados, não rola brincadeirinha”. A coordenadora do curso de Comunicação Social, Suli de Moura, se diz muito feliz com o resultado: “Eu recebo currículos de estagiários que fizeram a Oficina no semestre passado. Prova de que eles aprendem muito, e todo mundo ganha com isso."
4 comentários:
Acho importante registar que esta Oficina somente acontece porque os técnicos do estúdio de TV: Claudia, Priscila e Conrado abraçam a ideia e têm o maior prazer em contribuir com a Faculdade. Parabéns e muito obrigada a estes três supercolaboradoes, ahhh os estagiários também são excelentes e muito participativos.
Valeu!
Prezada Profª Suli,
Agradecemos pelas palavras de incentivo e esperamos ter contruído para o sucesso de mais uma Semana da Comunicação.
Atenciosamente,
Fernanda Fraccaroli
Equipe de Feedback Blog
5ª Etapa - RP
Sem dúvida a colaboração e empenho de todas as equipes e estagiários fez com que a 10ª Semana da Comunicação se tornasse interessante e entretesse muito mais a todos. Parabéns por todo empenho Faculdade Rio Branco.
Atenciosamente,
Equipe Feedback
Gosto muito como a aluna Tatiana Lanzelotti redige seus artigos. Ela usa um linguajar coloquial e de fácil entendimento,tornando o conteúdo precioso para os que o leem.
Postar um comentário