A palestrante Elaine Coimbra fala sobre mobile marketing (Imagem:Danilo Viana)
Por Caroline Hidecla e Caio Fernandes
Finalizando as palestras da 10º Semana de Comunicação, as FRB receberam a presença de Elaine Coimbra, diretora da Foster Web Solutions, empresa de tecnologia de ponta voltada para a prestação de serviços em e-Consulting, e-Business e marketing via internet. A palestrante, formada em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (Usp), passou aos alunos um pouco de sua experiência, dando destaque ao tema Mobile Marketing.
Elaine começou com um vídeo de apresentação de um de seus clientes, a Nokia, explicando que Mobile Marketing é um termo utilizado para definir ações realizadas através de celulares e dispositivos móveis. “Com a tecnologia o mundo ficou mais móvel, menos geográfico”, disse. Em sua grande maioria, as ações de marketing são realizadas para campanhas de uma determinada marca, através de SMS e MMS. O serviço possibilita que o consumidor interaja com a marca em qualquer lugar, a qualquer momento.
Números relevantes
Em um serviço como esse, os números são sempre importantes para satisfazer o cliente, transmitindo confiança na realização de sua estratégia de marketing. Logo, o Brasil tem bons motivos para as empresas apostarem nesse tipo de estratégia, uma vez que está em quinto lugar em número de aparelhos celulares. "Futuramente, algumas gerações nem vão passar pelo computador, porque o preço do Smartphone será muito baixo”, explicou a palestrante. Atualmente, o país possui 176 milhões de aparelhos em uso, sendo que 93 milhões têm acesso ao Bluetooth e 10 milhões são Smartphones. No entanto, apenas três milhões de usuários têm acesso à tecnologia 3G.
Elaine também citou alguns dos problemas que o serviço encontra para ser viabilizado no Brasil, dentre eles o enorme número de aparelhos, que exige um desenvolvimento diferente para cada modelo. Destacou também os problemas com as operadoras, que cobram taxas altas pelos serviços utilizados, diferentemente dos Estados Unidos, em que o consumidor paga apenas uma taxa e tem acesso ilimitado a todo o conteúdo.
Para exemplificar o sucesso das ações de marketing realizadas para celulares, Elaine citou o iPhone da Apple, líder isolada de vendas de Smartphones - muito por conta de seus inúmeros aplicativos, que chamam a atenção do consumidor. Com uma estratégia parecida, o Android, do Google, vem buscando espaço no mercado, deixando de cobrar por alguns de seus aplicativos e superando a Apple nesse aspecto.
Metrô no celular
Para ilustrar o sucesso do serviço de Mobile Marketing no Brasil, Elaine mencionou exemplos de empresas nacionais que utilizam tais ações de marketing. O Metrô de São Paulo, através do celular, fornece a previsão do tempo de trajeto, sendo disponibilizado tanto em aparelhos com poucas funções até nos mais sofisticados. Para aqueles que possuem mais funções, o aplicativo pode ser usado através do 3G, simulando um trajeto. Em aparelhos mais simples, o tempo e a rota são enviados via SMS. O serviço está disponível há cinco anos, mas não é tão conhecido por ser um serviço público, que não disponibiliza verba para divulgação. A convidada ainda falou que o Metrô e a Foster lançarão um projeto que visa informar ao usuário de transporte público o tempo real da viagem, assim que o mesmo entrar em um vagão.
Outra empresa brasileira que ganhou destaque com o Mobile Marketing foi a Bayer, lançando um aplicativo gratuito para mulheres grávidas ou que querem engravidar. A usuária pode criar seu próprio bebê virtual, que conversa com ela e dá dicas sobre beleza na gravidez, desenvolvimento do feto e outros assuntos. O aplicativo é disponibilizado para Android, iPhone e outros aparelhos.
Elaine aproveitou para explicar as etapas de uma estratégia de Mobile Marketing com seu cliente. O início se dá através do uso correto do SMS, passando pela criação de um site universal WAP, estudo do público e trabalho na criação dos aplicativos, principalmente para iPhone. De acordo com a palestrante, a Foster não é somente uma agência de Mobile Marketing. Ela também cuida para que seus clientes aproximem suas marcas junto do público, usando a Foster como consultoria e idealizadora de projetos de marketing digital.
1 comentários:
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Mayara Andrade
Equipe feedbeck blog
5ºetapa de Relações Públicas
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