Mariana Godoy, jornalista da TV Globo, já esteve presente na Semana da Comunicação (Imagem: Arquivo FRB)
Por Bárbara Cristiano e Veronica de Souza
A Semana da Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco que teve início nesta segunda-feira, 10 de maio, está completando 10 anos de existência. Para celebrar esta data, preparamos uma matéria especial relembrando o que tivemos de melhor em todas as edições.
Realizada desde 2001, a Semana conta com profissionais de todas as áreas da Comunicação. Trazendo informações do mercado para todos os alunos, essas pessoas cedem um pouco do seu tempo – que geralmente é muito curto - para compartilhar experiências em palestras ministradas nos períodos da manhã e da noite.
A professora Maria Ursulina de Moura, coordenadora dos cursos de Comunicação Social das Faculdades, fala um pouco sobre o evento: “Nosso maior objetivo é trazer assuntos do mercado, um pouco do dia-a-dia de quem se destaca na área. Todos os anos, profissionais que representam de forma significativa as cinco habilitações de Comunicação Social visitam as Faculdades. Este ano temos representantes da mídia eletrônica e impressa, além de deixarmos o encerramento por conta da criatividade dos nossos alunos com o Show de Talentos.”
2001 a 2006
A primeira edição da Semana da Comunicação foi divulgada no caderno de economia do jornal O Estado de São Paulo e contou com a participação de importantes profissionais da comunicação, como Amadeu Nogueira, ex-gerente de mídia da Nestlé no Brasil; Ana Maria Donato, da Disney; Cláudio Gabaldi, da Rede Globo; e o jornalista Enio Vergueiro, que teve passagens pela editora Abril, Rede Globo, O Estado de São Paulo e atualmente é diretor comercial da revista Piauí.
Renata Carraro, professora de Redação On-Line e responsável pela cobertura em tempo real feita pelos alunos de Jornalismo e Relações Públicas, fala sobre o evento e afirma ser uma data importante que traz credibilidade para as Faculdades. “A Semana da Comunicação é um momento em que alunos têm contato direto com quem está no mercado de trabalho. É muito útil também para os professores, que podem utilizar o conteúdo dessas palestras e contextualizá-los em suas aulas. É importante ressaltar um ponto: comemoramos a décima edição da Semana exatamente no ano em que as Faculdades completam 11 anos. Ou seja, podemos dizer que este evento sempre foi levado muito a sério aqui nas FRB.”
Em 2002, em sua segunda edição, a Semana de Comunicação foi um pouco diferente, já que os alunos foram divididos em turmas e somente assistiam a palestras referentes às suas habilitações. O principal palestrante daquele ano foi o ator Ary França.
As palestras são apreciadas não apenas pelos alunos, mas também pelos docentes. A professora e jornalista Clara Correia afirma que “As Semanas da Comunicação das FRB costumam ser uma oportunidade para alunos e professores verem e participarem daquilo que está acontecendo no mercado de trabalho e também no novo pensamento da comunicação. É importantíssimo para todos nós e gostamos muito de participar”.
Os anos de 2004 e 2005 a Semana recebeu profissionais de várias áreas, entre eles Carlos Tramontina, Mauricio Ferraz e Chico Pinheiro, da Rede Globo; Jocimar Nastar, assessor de imprensa do Banco Central; Ednaldo Sandim, relações públicas da Sabesp; Juca Kfouri, apresentador da ESPN; e o até então âncora do Jornal da Record, Boris Casoy, entre outros.
Os jornalistas Paulo Henrique Amorim e Heródoto Barbeiro estiveram na 6ª Semana da Comunicação (2006), que contou também com a participação de Renato Pereira, diretor comercial da Rede Globo. Josmar de Andrade, professor de História da Comunicação, falou sobre a oportunidade dos alunos e docentes adquirirem conhecimento além das salas de aula, agregando prática profissional ao conteúdo acadêmico a: “A Semana é importante, pois promove o contato entre alunos e profissionais, além de ampliar e complementar a experiência da sala de aula. Principalmente porque nossos convidados sempre abordam assuntos que estão na fronteira entre a prática e a pesquisa. Eu, como professor, estou sempre aprendendo.”
2007 a 2009
Os 100 anos da Imigração Japonesa foram lembrados pelos alunos das Faculdades Rio Branco em 2008 (Imagem: Arquivo FRB)
Milton Jung, âncora da Rádio CBN, abriu as palestras da 7ª Semana da comunicação (2007) do período noturno, diante de um auditório lotado, com o tema “Rádio, ética e criatividade”. Luciano Faccioli, jornalista da Rede Record, falou sobre “Noções práticas de um apresentador de rádio e televisão”. Mas foi o produtor da Rede Globo Gilberto Nunes, que movimentou a noite, ao criar várias em torno do assunto “A árvore genealógica das novelas da Rede Globo”.
Suzana Jaqueline, aluna da 4° etapa de jornalismo, fala sobre o evento e diz que, além do conhecimento adquirido, a Semana é um incentivo para prosseguir com os estudos. “Posso dizer que para mim é um evento de extrema importância. Passamos a conhecer profissionais que estão há bastante tempo na área, contando suas experiências, suas vitórias e mesmo suas decepções em muitos casos. Me sinto muito mais estimulada a dar continuidade ao curso, pois vejo que devemos correr atrás de nossos sonhos, lutar por eles, e quando estes se tornam realidade, vemos como valeu a pena.”
A 8° Semana , em 2008, contou mais uma vez com a participação do jornalista Chico Pinheiro, que compartilhou com os alunos um pouco de suas experiências na profissão. Outra importante profissional que participou desta ediçãofoi a então âncora do jornal Bom Dia São Paulo, Mariana Godoy. Estiveram presentes também Marcello Alvarenga - diretor de Marketing do Yahoo; Kamilla Soares e Gisele Oliveira, editoras de arte do O Estado de São Paulo; Galvão França, diretor do SBT e Fernando Paixão, diretor da Editora Ática, entre outros.
Paralelamente ao evento, houve a exposição dos trabalhos realizados na disciplina de Fotografia do primeiro ano do curso de Comunicação Social. Também foi realizada uma exposição em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil.
A cada ano a Semana se torna maior e melhor. A 9ª Semana da Comunicação, em 2009, contou com a presença do jornalista Ricardo Boechat, âncora do Jornal da Band e Band News FM, que dividiu opiniões ao se posicionar favoravel ànão-obrigatoriedade do diploma para jornalista. Margarida Künch, autora do livro “Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada”; Inês de Castro, da BandNews; Márcia Ladeira, diretora de merchandising da Globo; e os jornalistas Luciano Faccioli e Reinaldo Gontinno. A novidade no ano passado ficou por conta da realização do 1º Festival do Minuto (Festcom), por meio do qual os alunos tiveram a oportunidade de produzir um vídeo de um minuto com tema livre e divulgá-lo entre os colegas. Os vencedores foram: “Peladona do 1º andar”, na categoria júri popular, e “RoNaDo”, na categoria júri técnico.
O evento de 2009 ainda contou com a cobertura em tempo real da 5ª etapa de Jornalismo, cujos alunos ficaram encarregados de redigir matérias e postá-las no blog criado especialmente para a ocasião (disponível em http://daquinta.wordpress.com/). A experiência serviu para que os alunos adquirissem uma noção do ofício e se prepararem para o mercado. Quem comenta sobre o assunto é a professora Renata, responsável por coordenar a equipe: “Quando entrei nas FRB a principal tarefa da disciplina Redação On-Line era criar blogs, e eu penso que o pessoal da geração de vocês não aguenta mais criar blogs. Já que a gente ainda não pode ter uma agência de notícias, comecei a pensar em uma forma para que os alunos ganhassem um pouquinho de experiência on-line. Assim surgiu a ideia da cobertura da Semana. Os colegas que hoje estão na 7ª Etapa foram os desbravadores desse território.”
O trabalho deu tão certo que será repetido esse ano, com as turmas da 5ª etapa de Jornalismo e Relações Públicas trabalhando juntas. “A ideia é aprimorar a cada ano, já que experiências como essa são sempre um laboratório. Esse ano a gente tem uma turma grande de Jornalismo, o que é uma felicidade por facilitar bastante a tarefa de cobrir as palestras. O legal também é que o pessoal de Relações Públicas também veio fazer, fazendo a divulgação da Semana, além de serem convidados para fazerem os artigos”, completa a professora Renata.
Atrações da 10ª Semana da Comunicação
A expectativa para a Semana da Comunicação deste ano é muito grande, principalmente devido à presença do jornalista Caco Barcellos, que ministrará a segunda palestra da noite de segunda-feira, 10 de maio. Outros nomes que marcarão presença esse ano são Roberto Schmidt, diretor de Marketig da Rede Globo; Guga Ketzer,vice-presidente da Loducca MPM; Joseval Peixoto, âncora da Rádio Jovem Pan; Renata Cafardo, jornalista do programa Fantástico; Silvio Lico,sonoplasta do SBT; Heloiza Mattos,doutora em Opinião Pública e Redes Sociais; Pedro Jorge, produtor audiovisual; Paulo Piratininga,diretor da Scritta Serviços de Imprensa. Imprensa; Daniel Mota,designer gráfico da revista Playboy; Marina Person, VJ da MTV; e Elaine Coimbra,diretora da Foster Comunicação.
Como acontecem todos os anos, no primeiro dia das palestras há coleta de alimentos não-perecíveis, que serão encaminhados para instituições de caridade. No ano de 2009, a instituição beneficiada foi a Estrela do Amanhã, que promove projetos sócio-culturais com crianças carentes.
Para encerrar a 10ª Semana da Comunicação será realizada, no dia 14 de maio, a apresentação dos vídeos vencedores do 2° Festcom, além do 1º Show de Talentos, em que as estrelas são os próprios alunos de Comunicação Social.
4 comentários:
Ficou uma maravilha essa matéria!! =)
Cara Verônica,
Agradecemos mais uma vez pela participação no blog e reconhecimento do nosso trabalho.
Continue participando e acompanhando.
Jade Rainha
Equipe Feedback Blog
5ª Etapa Relações Públicas
é realmente ficou muito boa...
Essa dupla rsrsrsr
Parabens a toda equipe!
Obrigada Bárbara pela participação em nosso Blog e incentivo aos comentários das matérias.
Flávia Cristina
Equipe Feedback Blog
5ª Etapa Relações Públicas
Postar um comentário